A obra Senhora apresenta os aspectos: amor, dinheiro e casamento.
  A obra conta a história de amor entre Aurélia, uma moça pobre e Fernando, um jovem cheio de sonhos e ambições.
  No começo, quando se conhecem, viveram uma verdadeira paixão não se importava com a vida financeira no seu relacionamento, mas Fernando possuia uma grande ambição mesmo estando feliz com Aurélia. Com a ambição que tinha, por ser um jovem rapaz acaba traindo Aurélia e trocando-a por Adelaide que o comprou por 30 contos de réis, e ele aceitou o casamento por se tratar de uma pessoa rica.
  Aurélia herda uma grande herança e com desprezo de Fernando faz uma proposta de casamento maior ainda, mas não conta que é ela que estava oferencendo a proposta porque ela queria se vingar. Fernando mesmo disconfiado aceitou a proposta  e ao subir ao altar descobri que era Aurélia, eles acabam se casando, mas como Aurélia queria apenas a vingança o casamento se tornou um inferno, mas no final eles acabam se perdoando.
   O amor nos dias atuais é importante, mas também ocorre uma série de interesses, pois  muitas das vezes o amor é sustentado por interesses e sempre as pessoas bem- sucedidas são vistas com maior destaque.
  O dinheiro hoje em dia quando as pessoas resolvem ficarem juntas sabem que a condição finaceira é importante para determinar sua condição de vida, pois quando isso ocorre o dinheiro torna-se um fator importante na vida amorosa mesmo que haja amor no relacionamento.  
  No casamento atual naõ existe só amor, mas outras questões para adaptação á vida de casado, para não haver o risco de pelo menos um rápido abandono. Naquela época o casamento estava ligado ao romantismo e nos dias de hoje está repassado para a realidade ou seja que sempre haverá problemas na vida do casal, e muitos não duram porque muitas pessoas não levam o compromisso matrimonial a sério, pois a religiosidade diz que quando ocorre a separação que não seja por morte os dois então ligados perante a Deus para sempre, e as pessoas não se importam, pois pela religião isso é considerado adultério.
  Hoje em dia uma mulher como Aurélia não pensaria em casar-se com o mesmo homem que á traiu, mesmo que fosse para se vingar, pois nos dias de hoje uma mulher comum tentaria esquece-lo porque ela poderia pensar que se ele á trocou por dinheiro ele não deveria amá-la.
